sexta-feira, 11 de julho de 2014

Docinhos de Araticum, Pequi, Lmão-Capeta

Olá, como vai?
"Frutas mineiras viram matéria-prima de doce de festa
Estamos falando de docinhos de araticum, pequi, limão-capeta, figo miúdo, marmelo, repletos de sabor e de criatividade, preparados em casa

Chegou a hora da festa de casamento. Os convidados já foram chamados para celebrar com os noivos, então é a hora de pensar nos docinhos. Os famosos bem-casados feitos com pão de ló e doce de leite, que fazem de uma festa de casamento algo indescritível, é só mais um detalhe. Sem contar aqueles doces finos que os bufês fazem tão bem. Estamos falando daquelas delícias que contam história, que falam ao coração. É desses docinhos que o caderno Gastrô trata agora. Estamos falando de docinhos de araticum, pequi, limão-capeta, figo miúdo, marmelo… repletos de sabor e de criatividade, preparados em casa. Confira três receitas da chef mineira Laura Antunes. De fácil preparo e uma explosão de sabor, os docinhos também poderão fazer a festa do leitor em dias de pouca ou muita emoção. Mãos à obra!

Pequi

Docinho de pequi
(rende 70 unidades)

Ingredientes
2,5 quilos de pequi cozido e raspado;
1 lata de leite condensado cozido e
250ml de leite fresco

Modo de fazer
Cozinhar os pequis por 30 minutos em pouca água para não perderem o sabor. Raspar a polpa do fruto com uma colher de sopa. Na véspera do preparo do doce, cozinhar na panela de pressão uma lata de leite condensado (manter a lata fechada) por 40 minutos. Esperar esfriar para abrir a lata. Juntar o leite fresco, a polpa do pequi e o leite condensado cozido na véspera. Levar a mistura ao fogo até chegar ao ponto de bala (quando a mistura desprega da panela). Deixar esfriar. Colocar em forminhas do formato que desejar (de silicone ou alumínio) e apertar bem a massa. Desenformar depois de algum tempo e servir.

Araticum

Docinho de araticum
(rende 55 unidades)

Ingredientes
2 araticuns de tamanho médio
600g de açúcar cristal

Modo de fazer
Retirar dos gomos da fruta as sementes e a casca. Levar ao fogo a polpa e o açúcar. Deixar ferver até chegar ao ponto de bala (quando a mistura desgruda da panela). Depois de frio, colocar nas forminhas e apertar bem para dar a forma desejada. Desenformar depois de algum tempo e servir.

Limão- Capeta


"O limão-cravo, fruta do limoeiro-cravo, é uma fruta cítrica também conhecida no Brasil sob os nomes comuns de limão-rosa, limão-cavalo, limão-egua, limão-francês, limão-capeta, limão-china e limão-vinagre.1 É chamado limão-galego em algumas regiões do Brasil, como Minas Gerais, o interior de Rio de Janeiro, o Espírito Santo, o Pará..."

Docinho de limão-capeta
(rende 100 unidades)

Ingredientes
25 limões-capeta, água q.b., açúcar q.b.

Modo de fazer
Retirar a casca dos limões raspando, com lixa fina, toda sua extremidade. Cortá-los em cruz para que se abram "quatro pétalas". Retirar o miolo (bagaço) dos limões. Deixá-los murchar de um dia para o outro. No dia seguinte, enrolar cada pétala como um canudo, costurando cada uma com linha para manter o enrolado. Montá-las como um colar. Disponha o colar de pétalas numa vasilha com água suficiente para cobri-lo e deixe de molho por 12 horas, trocando por quatro vezes a água. Em seguida, coloque o colar de pétalas numa calda previamente feita com o açúcar e deixe marinar por 1 hora e meia. Retirar o colar da calda, deixar escorrer e secá-lo bem com guardanapo de papel. Em seguida, rechear cada canudo do colar (de pétalas de limão) com leite condensado light cozido."

Fonte http://www.pernambuco.com/app/noticia/gastro/45,31,46,52/2014/07/09/interna_gastro,515096/frutas-mineiras-viram-materia-prima-de-doce-de-festa.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário