terça-feira, 29 de julho de 2014

Pastelinhos de Santa Marta

Olá, como vai você?
Hoje, dia 29 de Julho, os católicos comemoram o Dia de Santa Marta.Vou publicar uma receita tradicional que é confeccionada para celebrar os festejos da data.

Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica a santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela se difundiu e o povo cristão passou a celebrar santa Marta como a Padroeira dos Anfitriões, dos Hospedeiros, dos Cozinheiros, dos Nutricionistas e Dietistas.

 Pastelinhos de Santa Marta
Pastelinhos de Santa Marta

Os Pastelinhos de Santa Marta, doce tradicional do concelho do Seixal, são muito antigos, constando que eram confeccionados e vendidos em ocasiões festivas, especialmente durante a Festa de Santa Marta de Corroios, que viria a realizar-se até aos primeiros anos do século XX.
A secular receita, que inclui farinha, açúcar, ovos, limão, canela e amêndoa, chegou ao conhecimento da proprietária do Restaurante O Virgílio como tendo sido duma anciã, de seu nome Henriqueta de Paiva, antiga residente na Quinta da Cabouca, no Alto do Moinho. Consta, da tradição oral do local, que esta senhora, nascida por volta de 1860 e que terá morrido na década de 1940, confeccionava os Pastelinhos de Santa Marta para consumo caseiro e em ocasiões festivas.
Atualmente, os Pastelinhos de Santa Marta podem ser adquiridos no Restaurante O Virgílio, em Fernão Ferro, deliciando quem os compra e perpetuando a sua memória no futuro.


Receita para 12 pastelinhos

Massa:
300 g de farinha
2 dl de água

Recheio:
200 g de amêndoa moída com pele
100 g de queijo fresco
300 g de açúcar fervido em 1,5 dl de água
Canela a gosto
Raspa de limão a gosto
5 gemas
1 ovo inteiro

Preparação e Confecção:
Faz-se a massa para as formas, amassando a farinha e água com consistência suficiente para estender. Forram-se as formas pequenas e redondas. Juntam-se os ingredientes do recheio numa massa fluida. Enchem-se as formas e vão ao forno polvilhadas com amêndoa moída.

Fonte - http://www.cm-seixal.pt/CMSEIXAL/TURISMO/COMERES_BEBERES/Navegacao_Secundaria/RECEITAS/

Nenhum comentário:

Postar um comentário