quinta-feira, 30 de outubro de 2014

É Tempo de Manga...

Olá, como vai você?

É tempo de manga! E, para o nosso deleite, embora seja originária da Índia, graças ao nosso clima ela se desenvolveu muito bem no Brasil.

Manga (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)
Manga vai bem até com leite

"Uma delícia ao natural ou em sucos, a fruta também faz bonito na comida, tanto em sobremesas como em entradas e pratos principais

Espada, haden, rosa, palmer, bourbon...  De novembro a março, várias qualidades de manga se enfileiram nas bancas de feiras e supermercados, anunciando que é tempo de consumir à vontade a fruta de polpa suculenta e amarela. Não só ao natural e em sucos, mas também na comida. Para o chef Eric Thomas,  ela é um curinga. “Casa com receitas salgadas e doces e pode ser usada tanto em sobremesas como em entradas e pratos principais. Por ser bonita, ainda possibilita que se façam esculturas e arranjos incríveis nos pratos”, diz.  “Na Índia, é um dos ingredientes principais.”

Não é de estranhar. Por causa da fartura de sol e chuva, essenciais para seu desenvolvimento, a manga se deu bem no Brasil, onde é encontrada às pencas, e há até quem pense que é coisa nossa. Mas ela é originária da Índia, seu maior produtor mundial. Em sua terra natal, a fruta protagoniza uma receita tradicional que mostra toda a sua versailidade: o mango chutney, condimento de sabor agridoce e um pouco picante, que combina com carnes, aves, embutidos, queijos, peixes, camarões. Também é muito usada no lassi, bebida típica indiana à base de iogurte e mel.

Mas a manga é popular na culinária de outras partes da Ásia, como Japão e Vietnã. Aliás, hoje é badalada também em cozinhas ocidentais. Pode-se consumi-la de forma bem simples – cubinhos cortados na hora são ótimo reforço para uma salada – ou em pratos elaborados, como o sushi do Tantra .
  
Até com leite

Quase todo mundo já ouviu falar que misturar manga com leite faz mal. Pura crendice. O mito, segundo alguns historiadores, nasceu na escravidão, quando os senhores criaram e espalharam essa história para impedir que a mão-de-obra consumisse os dois itens em suas propriedades. Não se sabe se a estratégia deu certo, mas a falsa ideia perdurou e ainda hoje há quem evite o casamento. Na verdade, a combinação é benéfica para o organismo, já que ambos são alimentos nobres. O leite é a fonte mais importante de cálcio. “A manga é rica em vitaminas A e C, além de conter sais minerais e quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, que favorecem a absorção de nutrientes e a boa digestão”, diz a nutricionista Ana Paola Monegaglia Vidigal."


Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário