terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Farofa de Lentilha

Olá, como vai você?
"A virada do Ano-Novo é sempre cercada de simpatias e tradições. E uma das mais populares é consumir lentilha na primeira refeição do dia 1º de janeiro, logo após a meia-noite. Segundo a tradição, a lentilha simboliza fartura e riqueza, e o que todo mundo busca é um ano novo com mesa farta e dinheiro no bolso."

Farofa de Lentilha
Ingredientes
1 xicara de lentilhas cozidas
½ xícara de flocos de quinoa
½ xicara de cebola picadinha
½ xícara de farinha de mandioca
½ xicara de cenoura ralada
½ banana picada
2 colheres de sopa de passas brancas, coloridas ou pretas
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Sal e tempero a gosto

Preparo
Em uma tigela antiaderente, coloque o azeite e refogue a cebola. Depois, despeje a lentilha, para pegar o gosto da cebola.
Em seguida, coloque as farinhas de mandioca e de quinoa. A dica é deixar a cenoura e as frutas por ultimo para que não cozinhem muito e murchem ou percam os nutrientes.

Junte a cenoura e as passas. Tempere a gosto.

A lentilha, além da carga de superstição, tem também muitos benefícios nutricionais. A nutricionista Karin Honorato fala sobre os benefícios da lentilha para a saúde e ensina uma farofa do grão com cenoura, banana e passas.
De acordo com Karin, a lentilha é muito rica em nutrientes. Ela tem boa quantidade de carboidratos considerados bons pra saúde, porque são os carboidratos complexos que mantém o nível de glicose bem baixo, não deixando que os carboidratos virem logo gordura. Além disso, possui proteínas, bem mais que o feijão. As proteínas ajudam a manter a massa muscular, ajudam na defesa do organismo e ajudam a aumentar o metabolismo.
As lentilhas também têm muita fibra, que auxilia a diminuir a glicose e o colesterol, além de saciar, o que faz com que a pessoa coma menos, já que fica satisfeita com menos comida. Então, a dica da nutricionista é ter lentilha na dieta de emagrecimento.
O grão também possui micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais. Karin destaca o ferro, que ajuda a controlar a anemia, o cobre, que também dá muita energia pras células, o selênio, que ajuda na saúde da tireoide, e um trio muito especial, que é a vitamina B6, o magnésio e o triptofano. Eles ajudam a formar a serotonina, que é um neurotransmissor da calma, do prazer e da saciedade.
Algumas pessoas reclamam que quando consomem lentilhas aumenta a produção de gases. Mas, pra evitar este desconforto na digestão, basta deixar as lentilhas de molho por oito horas antes de cozinhar bem, usar ervas como cebola e louro, que ajuda muito, e mastigar devagar.


2 comentários: